sexta-feira, 13 de março de 2009

D.Leonor Teles

Nasceu em Trás-os-Montes a 27 de Abril, de 1386.
Entre essas damas havia uma de nome Maria Teles, que sem querer veio a desviar o rumo dos acontecimentos por se ter lembrado de convidar uma sua irmã mais nova a passar uma temporada na corte. Chamava-se Leonor Teles e era linda. O rei, assim que a viu apaixonou-se loucamente. Ela correspondeu, ou pelo menos agradou-lhe a situação.
O pior é que já era casada com João Lourenço da Cunha, de quem tinha um filho… Estes obstáculos não impediram, a paixão de evoluir e de se tornar pública.
O recado do povo foi claro: estavam ali por causa do casamento. Consideravam que o enlace com Leonor Teles era uma desonra, um pecado que fazia nojo a Deus, aos fidalgos e ao povo. Pediram-lhe por tanto que, se não queria desposar a filha do rei de Castela, escolhe-se uma menina solteira de nobres famílias Portuguesas que lhe desse herdeiros legítimos.
D. Fernando ficou desvairado. Não conseguiu suportar a ideia de perder Leonor e foi pedir apoio a Maria Teles.
D. Leonor Teles sentia-se segura, conseguira que o rei, apesar da reprovação geral, a tomasse por mulher legítima.
As pessoas retiraram-se muitos contentes, convencidos de que o assunto se resolvera. E diziam entre si que, se o rei insistisse em manter Leonor Teles na corte, haviam de ir busca-la à força e mandá-la para um sítio onde ele nunca mais a visse.

Sem comentários: