domingo, 1 de março de 2009

D.Filipe I - O prudente

D. Filipe I - O Prudente
Filipe I, assumiu o trono português em Março de 1581, na cidade de Tomar e cedo prometeu respeitar as tradições e os privilégios portugueses. Na verdade, apenas a nível externo Portugal perdeu a sua autonomia e independência, tendo toda a política interna ficado separada da espanhola.
Acontece que, sendo a nossa política externa ditada directamente por Madrid rapidamente as possessões portuguesas foram descuradas relativamente às espanholas, tendo aquelas sofrido vários ataques dos franceses, ingleses e holandeses.
A marinha portuguesa beneficiou de pouquíssimos investimentos, tendo inclusive, ficado bastante debilitada após o desastre que foi a derrota da Invencível Armada, em 1588, contra a Inglaterra. A vitória dos ingleses permitiu que estes ficassem os donos dos mares, substituindo a posição alcançada, em tempos, pelos portugueses, e começassem a atacar de forma ainda mais violenta as nossas cidades fora do continente europeu e os nossos barcos que transportavam as especiarias essenciais para o equilíbrio da balança comercial que na época se encontrava, cada vez mais desequilibrada.
D. Filipe I, de Portugal, morre em 1598, sucedendo-lhe Filipe II.

Sem comentários: