terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

D. Manuel - O Venturoso

D. Manuel Manuel I, 14.º rei de Portugal (Alcochete, 31 de Maio de 1469Lisboa, 13 de Dezembro de 1521).Filho do infante D. Fernando de Portugal, duque de Viseu, e de Beatriz, na época chamada D. Brites, princesa de Portugal.
Cognominado de O Venturoso, O Bem-Aventurado ou O Afortunado, pelos eventos felizes que ocorreram no seu reinado, designadamente a descoberta do caminho marítimo para a Índia e a do Brasil. Foi o primeiro rei a assumir o título de Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação da Arábia.
Manuel sucedeu ao primo direito João II de Portugal em 1495 de quem se tornara uma espécie de «filho adoptivo»[1] e ascendeu ao trono em circunstâncias excepcionais.Durante a infância e a juventude, assistiu à guerra de intriga e conspiração entre a aristocracia e D. João II, muito cioso do seu poder. Alguns homens do seu círculo próximo foram mortos ou exilados, incluindo o seu irmão mais velho Diogo, Duque de Viseu, assassinado pelo próprio rei.
Portanto, quando em 1493 recebeu uma ordem real de comparência no paço, Manuel deveria estar preocupado. Mas o propósito de João II era nomeá-lo herdeiro da coroa, depois da morte do seu filho Afonso de Portugal e das tentativas frustradas de legitimar o bastardo Jorge de Lencastre.Aclamado em 27 de Outubro de 1495, Manuel provou ser um sucessor à altura, apoiando os descobrimentos portugueses e o desenvolvimento dos monopólios comerciais.
Durante seu reinado, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia (1498), Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil (1500), D. Francisco de Almeida tornou-se no primeiro vice-rei da Índia (1505) e o almirante D. Afonso de Albuquerque assegurou o controlo das rotas comerciais do Oceano Índico e Golfo Pérsico e conquistou para Portugal lugares importantes como Malaca, Goa e Ormuz.
Ordem:
14.º Monarca de Portugal
Cognome(s):
O Venturoso
Início do Reinado:
25 de Outubro de 1495
Término do Reinado:
13 de Dezembro de 1521
Aclamação:
Alcácer do Sal,27 de Outubro de 1495
Predecessor:
D. João II
Sucessor:
D. João III
Pai:
D. Fernando, Duque de Viseu
Mãe:
D. Beatriz, Infanta de Portugal
Data de Nascimento:
31 de Maio de 1469
Local de Nascimento:
Alcochete
Data de Falecimento:
13 de Dezembro de 1521
Local de Falecimento:
Lisboa
Local de Enterro:
Mosteiro de Santa Maria de Belém, Lisboa
Consorte(s):
D. Isabel de AragãoD. Maria de AragãoD. Leonor de Áustria
(Infantas de
Espanha)
Príncipe Herdeiro:
D. João III (filho)
Dinastia:
Avis-Beja

O Massacre de Lisboa de 1506 foi talvez uma das consequências da política de D. Manuel. Seguíram-se as conversões forçadas dos judeus e, depois, confiou ao seu embaixador em Roma a missão secreta de pedir ao papa, em 1515, a permissão de estabelecer a Inquisição em Portugal.
Na cultura, Manuel I procedeu à reforma dos Estudos Gerais, criando novos planos educativos e bolsas de estudo. Na sua corte surge também Gil Vicente, o pai do teatro português, e Duarte Pacheco Pereira, o geógrafo, autor do Esmeraldo de Situ Orbis.
Analisando-se a sua obra, verifica-se que avulta a tentativa de reforma do reino, «através da criação de instrumentos unificadores de carácter estatal, como sejam a publicação dos Forais Novos, reformando os antigos, a Leitura Nova (1504-1522), a compilação e revisão da legislação, consagrada pelas Ordenações Manuelinas, a reorganização da Fazenda Pública e a estruturação administrativa daí decorrente. Com ele organiza-se o Estado moderno»[2].Manuel morreu em 1521 e encontra-se sepultado no Mosteiro dos Jerónimos.

Sem comentários: