domingo, 25 de maio de 2014

Entrevista a uma emigrante durante a ditadura de Salazar Bárbara Ferreira 6ºF

Entrevista a uma emigrante durante a ditadura de Salazar

1-Como se chama?
O meu nome é Ana Gomes Leal.

2-Quantos ano tem?
Nunca se deve perguntar a idade a uma senhora mas eu tenho 71 anos.

3-Qual é a sua morada?
A minha residência fica no Ral.

4-Em que ano emigrou?
Emigrei em 1968 uns meses depois de ter nascido o meu primeiro filho.

5-Quais foram as razoes que a levaram à emigração?
A principal razão que me levou à emigração foi o facto de o meu marido ter sido chamado em missão e também por ir procurar melhores condições de vida.

6-Em que pais esteve emigrado?
Fui para Angola.

7-Que profissão foi desempenhar nesse país?
Nesse pais limitei-me a ser dona de casa e cuidar dos meus filhos.

8-Quanto tempo ficou nesse país?
Fiquei sensivelmente 6 anos.

9-Como decorreu a viagem para esse país?
Essa viagem foi feita de barco e sempre tranquila.

10-Que recordações tem desse país?
Esse país trás-me uma linda recordação, aquela que ninguém esquece: as pessoas que lá conhecemos, mas o cheiro a mangas maduras também não se esquece facilmente.

11-Qual a recordação mais difícil dessa época?
Acho que foi quase ver um filho a morrer, mas também a distância da família era difícil.

Sem comentários: