terça-feira, 6 de maio de 2014

Entrevista com Portugueses retornados das Colónias


Entrevista com Portugueses retornados das Colónias

Como se chama?
Eu chamo-me Dolores do Carmo Ferreira Carvalho.


Quantos anos tem ?
Eu tenho 71 anos.


Qual é a sua morada?
A minha morada é Cabeço de Souto de Lafões.


Em que colónia residia quando se deu a descolonização?
Eu residia na cidade de Lourenço Marques atualmente designada por Maputo que faz parte de Moçambique.


Como viveu esse momento difícil da sua vida ?
Foi um momento que me custou imenso, embora gostasse de voltar ao meu país de origem mas se pudesse permanecia em África.


Que recordações tem desse período da história de Portugal ?
Tenho muitas e boas.


Qual era a sua ocupação nas colónias portuguesas?
Eu era funcionária dos caminho-de-ferros de África.


Como era a sua vida em África?
A minha vida em África era boa e estável.


Tem saudades desse tempo ? Porquê ?
Sim, porque em África se vivia bastante bem e foi lá que dei à luz dois filhos.


Como enfrentou a mudança ao regressar a Portugal ?
Foi muito difícil embora gostasse de Portugal.


Luciana Freitas 6ºA

Sem comentários: