sexta-feira, 4 de junho de 2010

Entrevistas

Entrevista a um combatente da guerra colonial e a um retornado das colónias


O senhor, aqui entrevistado, esteve na guerra colonial e teve a sua própria vida em África. Este senhor é António Rodrigues. Tem 73 anos e mora em Cascais, rua António José de Almeida.
Participou na guerra colonial em Moçambique, nos primeiros tempos, ainda não havia situações de muito combate.
A participação dele na guerra foi de 12 meses e a sua viagem foi de barco.
António diz que desse tempo guarda, no geral, boas recordações; as situações difíceis foram poucas e só houve duas baixas por acidentes.
Quando deixou a tropa ficou em Moçambique como funcionário público e depois foi para a África do Sul como empresário.
Ele diz que a vida corria mais ou menos bem, porque tinha carro mas que às vezes as minas (bombas) complicavam a vida, mas que felizmente nessa altura já não estava na tropa.
Voltou passados 13 anos. Apesar de viver bem, teve de vir embora, porque, quando se deu a descolonização, perdeu tudo o que tinha.
Diz que tem saudades desse tempo, porque como foi para lá com 19 anos, já tinha feito muitos amigos.


1-Como se chama?
António Rodrigues.

2-Quantos anos tem?
Tenho 73 anos.

3-Qual é a sua morada?
Vivo em Cascais, rua António José de Almeida.

4-Participou na Guerra Colonial?
Sim.

5-Em que ex-colónia?
Em Moçambique.

6-Quanto tempo durou a sua participação na Guerra Colonial?
A minha participação durou 12 meses.

7-Como decorreu a viagem?
A viagem decorreu de barco.

8-Que recordações tem desse tempo?
Todas as recordações que tenho são boas pois fui para a guerra nos primeiros tempos.
9-Qual a recordação mais difícil dessa guerra?
Não tive más recordações.

10-Quantos camaradas de armas perdeu durante a guerra?
Perdi 2 mas foi por acidente.

11-Em que colónia vivia quando se deu a descolonização?
Vivia em Moçambique.

12-Como viveu esse momento difícil da sua vida?
Nesse momento perdi tudo o que tinha em África.

13-Que recordações tem desse período da História de Portugal?
Nesse período, vivi bem, mas havia dificuldades por causa das minas, embora nessa altura eu já não estivesse na tropa.

14-Qual era a sua ocupação nas colónias portuguesas?
A ocupação nas colónias que eu tinha era funcionário público, em Moçambique, e na África do Sul era empresário.

15-Como era a sua vida em África?
Tinha uma vida bastante boa, até tinha carro.

16-Tem saudades desse tempo?
Tenho saudades, porque foi lá que eu fiz vários amigos pois fui para lá com 19 anos.
17-Como enfrentou a mudança ao regressar a Portugal?
Como passaram 13 anos foi difícil.

Sem comentários: