quinta-feira, 10 de junho de 2010

Entrevista com Portugueses retornados das Colónias

1-Como se chama?
Maria da Conceição Chora

2-Quantos anos tem?
65.

3-Qual a sua morada?
Avenida da Republica, 661 Parede.

4- Em que colónia residia quando se deu a descolonização?
Moçambique.

5-Como viveu esse momento difícil da sua vida?
Com muita apreensão.

6-Que recordações tem desse período da história de Portugal?
Recordações de liberdade, de esperança, de euforia e apreensão.

7-Qual era a sua ocupação nas colónias portuguesas?
Estava a tirar o curso Magistério Primário e dava explicações em casa.

8- Como era a sua vida em África?
Era uma vida feliz, mas de expectativas constantes.

9-Tem saudades desse tempo? Porquê?
Sim, porque era jovem, tinha 3 filhos pequenos, e porque a minha família vivia perto de mim.

10-Como enfrentou a mudança ao regressar a Portugal?
Fui coabitar com os meus sogros, fui concluir o curso. Encarei com coragem e cheia de vontade de vencer.

Sem comentários: