sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Curiosidades da Medicina 1 Escorbuto




CURIOSIDADES DA MEDICINA 1

(ESCORBUTO)


No século XV, aquando da epopeia dos descobrimentos, a epidemia do escorbuto foi patente entre os marinheiros das Caravelas, era então conhecida como o “Mal de Angola”, por ser nestas paragens, que começavam os homens a adoecer durante as incursões marítimas.

Pereceram dois terços da expedição de Vasco da Gama durante a descoberta do caminho marítimo para a Índia e quatro quintos das tripulações de Fernão de Magalhães na sua viagem de circum-navegação.

Calcula-se que nos séculos XVII e XIX morreram desta doença, também chamada “ peste do mar” ou “ peste dos navios”, mais de um milhão de marinheiros. A epidemia alastrava e a Medicina continuava a desconhecer a causa da doença, que era considerada contagiosa, e o tratamento consistia na prescrição de ácido sulfúrico diluído, mostarda, sangue de cobaia, etc.….

Só em 1927 se isolou a Vitamina C e se conheceu a etiologia do escorbuto, um deficit nutricional de frutas e legumes.

Parece que já Vasco da Gama (1469 – 1524) se tinha apercebido que a ingestão de citrinos parecia curar esta doença, mas as suas observações não foram sequer tomadas em conta pelos Lentes das Escolas Medicas, que ontem como hoje são avessos a aceitar opiniões de leigos, e assim as suas observações caíram, durante séculos no esquecimento.

Sem comentários: