Este blogue das turmas do 5ºano e 6ºano das Escolas EBI de Mões, Escola Básica de Tondela, Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades e da Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão - Abraveses serve para publicitar os trabalhos desenvolvidos na disciplina de História e Geografia de Portugal. Este espaço na blogosfera destina-se a publicar trabalhos elaborados pelos alunos nas aulas, bem como disponibilizar materiais para um melhor estudo dos alunos.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
terça-feira, 28 de outubro de 2008
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Formas de Relevo
Diferentes formas de relevo
O relevo não se caracteriza apenas pela sua altitude mas também pelo seu aspecto. Ao longo de milénios a superfície da Terra foi-se alterando dando origem a diferentes formas de relevo.
Montanhas
As montanhas são elevações que apresentam grandes desníveis, vales profundos e cumes muito altos e altitudes, geralmente, superiores a 1000 metros. Os cumes podem terminar em forma de pico ou arredondados, consoante se tratem de montanhas mais recentes ou mais antigas, respectivamente.
Planaltos
Os planaltos são formas de relevo aplanadas e com altitudes superiores a 200 metros, são antigas montanhas que, ao longo dos tempos, foram desgastadas pela erosão.
Planícies
As planícies são formas de relevo aplanadas e com altitudes inferior a 200 metros. Umas resultaram da acção dos agentes erosivos, que aplanaram os relevos antigos, outras formaram-se pela deposição de sedimentos transportados pelos grandes rios. Estas chamam-se planícies aluviais.
Vales
Os vales são depressões alongadas e estreitas, situadas entre montanhas, normalmente resultantes da acção de um rio ou de um glaciar.