domingo, 19 de abril de 2015

Fotos da Guerra Colonial Guiné e em Braga numa instrução noturna

Um agradecimento especial pela autorização dos pais da Maria Robalo nº 5 do 6ºE para a publicação das fotos.
As fotos ilustram a passagem do avó da Maria pela guerra colonial na Guiné - Bissau e uma  instrução noturna nas sete fontes - Braga - em 21 do 7 de 1969.

        " Nascia a manhã do adeus à família. O meu espírito, ao ver a luz do dia , começou a saltar de imaginação abstrata. Triste e descontraído, não sabia como consular o coração dorido concretamente sem chorar, se o conseguisse podia considerar-me pessoa heroica.
         O sol começava a romper, mas ainda tinha quase o dia todo para estar no seio do lar.~
         A camioneta que me havia de levar à estação só vinha à tardinha.; enquanto isso, ia pensando em milhentas coisas. Eu
sabia que ir para a Guiné não era satisfatório, mas pelo menos ia ter a possibilidade de conhecer mais uma nesga no mundo.
         Depois de almoço dei uma volta pelo quintal. As árvores entristecidas deixavam cair as folhas surripiadas pelo típico de uma hora.
          De longe meu pai olhava todos os passos que eu dava, e se me não fazia companhia  era porque não sentia forças para animar o seu coração.
          Pouco antes das duas, cheguei para preparar os sacos que iam acompanhar na viagem. Olhou-me sorriu.
          - Um homem não pode mostrar a cara envergonhada e triste só porque vai para a guerra ! "
 
 
De Leonel C. Barreiros " Bissau entre o amor e a guerra" - Diário de Guerra - novembro de 1963 - novembro de 1965.      


Sem comentários: