sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Os Potiguara - Tribo Índia do Brasil



Tribo do Brasil-Potiguara


Os Potiguaras são um grupo indígena que habitava uma região que se estendia do litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte até a Paraíba, quando os portugueses e outros povos europeus chegaram ao Brasil, no século XVI.
Nos dias atuais, os potiguaras habitam o norte do estado brasileiro da Paraíba. Tais aglomerações falam o potiguara, um idioma da família tupi-guarani.
Atualmente, os potiguaras são o único povo indígena oficialmente reconhecido no estado da Paraíba. Sua população é de 13.547 pessoas, sendo uma das maiores do Brasil e a maior do Nordeste etnográfico.
Em termos organizativos, a distribuição do poder de decisão e de representação se dá a partir dos grupos de famílias extensas, que geralmente estão em aldeias. Cada aldeia possui um cacique ou representante. Além desses representantes locais, existe um cacique-geral, que representa o grupo do seu todo.
As principais atividades económicas desenvolvidas pelos índios são:
.Pesca marítima (na Baía da Traição, Camurupim e Tramataia) e nos mangues (em quase todas as aldeias), o extrativismo vegetal (mangaba, dendê, caju e batiputá);
. Agricultura de subsistência (milho, feijão, mandioca, macaxeira, inhame, frutas etc.);
.Criação de animais em pequena escala (aves, caprinos, bovinos, muares e equinos);
.Plantação comercial de cana-de-açúcar (geralmente em terras arrendadas para engenhos);
.Criação de camarões em viveiros;
.Artesanato
Moram em casas de Taipas e casas de Alvenaria que o governo implantou. Alimentam-se com os seus próprios recursos (agricultura e pesca)
Toré é uma dança indígena onde crianças e adultos vestidos com trajes e instrumentos típicos,cantam e dançam em volta de um dos índios, o qual tocam instrumentos tipo um tambor.As letras das músicas falam sobre personagens da cultura indígena. É uma tribo de crenças,ligada a rezas e curas artesanais e naturais.




Dinis Cid 6.º A

Sem comentários: